sábado, janeiro 17, 2009

Esperanto possui praticantes no RN

Joana Lima/DN

Luana de Lima, 19, teve o primeiro contato com o esperanto na internet e se dedica ao seu estudo há três anos Religar os povos incomunicáveis desde a alegórica torre de Babel, na antiga Babilônia, pode parecer uma missão ambiciosa. Mas não há limites para os praticantes de um idioma elaborado para resolver o problema de comunicação entre os diferentes povos da Terra. Uma língua que é também fenômeno social, com um significado ideológico defendido por seus aprendizes. Assim é o esperanto, presente em pelo menos 120 países do mundo e falado por cerca de dois milhões de pessoas, segundo estimativa da Unesco.
A idéia de projetar o esperanto foi do médico polonês Lejzer Ludwik Zamenhof, em 1878. Na época do domínio oriental do Império Russo, Zamenhof queria uma língua neutra para facilitar o diálogo entre os diversos povos incitados às desavenças. O esperanto deveria se tornar a segunda língua das diferentes nações. Desde então o idioma veio se difundindo no mundo, tanto como instrumento lingüístico quanto como fenômeno social. Foram criadas associações locais, nacionais e internacionais.
O aprendizado e a prática do esperanto estão associados a uma ideologia da neutralidade. A língua universal não seria conseqüência do domínio econômico e cultural de uma nação sobre outras, já que o esperanto não pertence a povo nenhum. O caráter universal deve vir da neutralidade. ‘‘Por ser um instrumento neutro, coloca todas as pessoas no mesmo nível de igualdade. O esperanto é neutro, democrático e igualitário’’, ressalta o presidente da Associação Potiguar de Esperanto, Ivaldo Alves.
Como a proposta do médico polonês era criar uma língua universal, os estudiosos do esperanto o consideram a língua mais fácil de se aprender, podendo ser assimilada em 10% do tempo necessário para se aprender outras línguas. ‘‘Por ser planejado, o iniciador selecionou o que há de melhor nas línguas modernas’’, explica Ivaldo Alves. Outra vantagem atribuída ao esperanto é a facilidade para os seus praticantes no aprendizado de outros idiomas, depois de adquirirem certo nível de conhecimento da língua didática.
Entretanto, com a fim da Primeira Guerra Mundial, o inglês e os Estados Unidos se firmaram como potência militar, econômica e cultural, prejudicando uma maior difusão do esperanto pelo mundo. ‘‘Hoje o esperanto não está dominando o mundo como o inglês está’’, reconhece Ivaldo Alves.
Na opinião do presidente da APE, a língua internacional não se firmou como esperado por seu idealizador por causa de interesses econômicos. ‘‘O esperanto nunca contou com 0,1% dos recursos que o inglês usou para se firmar. Comparar as duas línguas seria desproporcional’’, admite Ivaldo, que cita como exemplos investimentos nos setores da indústria cultural e turismo voltado para o aprendizado do idioma nos países que têm o inglês como língua nativa.
Mesmo assim, os esperantistas consideram o idioma vitorioso. ‘‘Existem cerca de seis mil línguas no mundo e o esperanto está entre as 15 mais utilizadas na Wikipedia e 20 mais usadas no Google’’, revela Ivaldo Alves. O site de buscas, aliás, criou um portal totalmente em esperanto. ‘‘O esperanto é vivo, atuante e está em crescimento’’, afirma o presidente.
Cascudo foi primeiro presidente da APE
A presença do esperanto no Rio Grande do Norte não é de hoje. Em 28 de setembro de 1940, quando a Associação Potiguar de Esperanto foi fundada, o folclorista Luís da Câmara Cascudo foi eleito presidente de honra da associação, que hoje tem cerca de 100 sócios.
O objetivo do grupo é divulgar a cultura norte-riograndense por meio do esperanto e promover a reunião de pessoas interessadas em aprender o idioma. Com uma sede na Avenida Deodoro da Fonseca, nº 877, casa 3, a APE realiza encontros sempre aos sábados para os estudantes praticarem a língua e tirarem dúvidas.
Um desses participantes é a jovem Luana Araújo de França, 19. Recém aprovada no vestibular da UFRN para o curso de Comunicação Social - habilitação em radialismo, Luana acredita que o esperanto será útil em sua futura carreira profissional. Por isso, há três anos, ela se dedica ao estudo da língua. ‘‘Também me incentivou o fato de que o esperanto proporciona contato com pessoas de outros países e a facilidade de aprender outros idiomas’’.
O primeiro contato com o esperanto foi por meio da internet. Foi então que ela descobriu a sede da APE em Natal, onde estudou o nível básico do curso. A estudante conta que não achou difícil aprender o idioma. Apenas teve alguma dificuldade com a pronúncia. Além de aluna aplicada, Luana se tornou voluntária da APE, ajudando na participação do projeto Cidadão Nota Dez, para arrecadação de verba destinada à construção da sede própria da Associação. A sede atual é alugada e o espaço não é suficiente para organização de salas de aula, por isso os interessados são encaminhados para fazer o curso na Federação Espírita Norte-Riograndense.
Unesco recomenda ensino do idioma
Em pelo menos duas ocasiões, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) emitiu parecer recomendando o ensino do esperanto nas instituições de ensino médio ou superior. Em 1954 e 1985, na ocasião da Conferência Geral, foram aprovadas resoluções especiais que tratavam do ensino do esperanto. Alguns países têm experimentado o ensino da língua nas escolas, como a Hungria, que exige o conhecimento do idioma para acesso ao ensino superior.
No Brasil, tramita no Congresso Nacional, desde fevereiro de 2008, proposta de emenda constitucional de autoria do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) sobre ensino do idioma. A proposta prevê a inclusão facultativa do esperanto nas escolas de ensino médio do país.
Já nos Estados Unidos, a inclusão do esperanto como disciplina nas escolas é uma das 87 propostas em votação popular até 15 de janeiro. O presidente eleito Barak Obama, que toma posse no próximo dia 20, abriu votação em seu site (www.change.org) para as propostas de mudança escolhidas pelo povo. As 10 mais votadas serão analisadas pelo presidente.
Leia o que simpatizantes famosos declararam sobre esperanto
Leon Tolstói, escritor russo:‘‘Vi muitas vezes como os homens se relacionam rancorosamente graças somente à impossibilidade material de compreensão recíproca. O aprendizado do esperanto e sua divulgação são sem dúvida ações cristãs, as quais ajudam na criação do Reino de Deus, que é o objetivo principal e único da vida humana’’
Antoine Meillet, lingüista francês:‘‘A possibilidade de instituir uma língua fácil de aprender e o fato de que tal língua é utilizável estão demonstrados na prática. Toda a discussão é vã: o esperanto funcionou’’
Julio Verne, escritor:‘‘O esperanto é uma língua simples, flexível e harmoniosa, útil tanto para uma prosa elegante como para inspirados poemas. É capaz de expressar todos os pensamentos e os mais delicados sentimentos da alma. É a língua internacional ideal’’
Baden-Powell, fundador do Escotismo:‘‘Igualmente, se o escoteiro desejar usar uma língua secreta na sua patrulha, todos os seus membros devem iniciar o estudo do esperanto. Ela não é difícil e é ensinada em um pequeno livro, que custa um pence. Esta língua está sendo usada em todos os países, de forma que você poderá aproveitá-la no exterior’’
J. R. R. Tolkien, escritor, autor da trilogia ‘‘O Senhor dos Anéis’’:‘‘Meu conselho a todos que dispõem de tempo ou inclinação a se ocuparem com o movimento por uma língua internacional, seria: ‘Apóiem lealmente o esperanto’’’
Umberto Eco, escritor, autor de ‘‘O Nome da Rosa’’:‘‘Em minhas freqüentes viagens a muitos países, principalmente à França e à Alemanha, tenho ouvido constantemente queixas de que a língua inglesa, tendo-se hipertrofiado no nível de língua internacional, constitui-se num perigo de natureza imperialista para as línguas nacionais, as quais vão perdendo terreno diante dela. Então digo-lhes: a solução é simples. Comecem a ensinar o esperanto a seus filhos e o perigo desaparecerá’’

Os 18 projetos dos estádios que podem receber jogos da Copa de 2014

Cidades brasileiras aguardam decisão da Fifa sobre a escolha das sedes
Os representantes das 18 cidades brasileiras que estão na briga para serem sedes da Copa do Mundo de 2014 entregaram nesta quinta-feira à CBF o relatório de encargos com informações sobre os projetos e as garantias para cumprir os itens exigidos pela FIFA. Os dossiês serão enviados para a sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

Clique aqui e conheça os projetos dos estádios para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 de cada uma das 18 cidades

No próximo dia 30, uma missão da FIFA chega ao Brasil para conhecer algumas cidades postulantes e conferir a veracidade das informações contidas no relatório de encargos. O anúncio das sedes da Copa de 2014 será no dia 15 de março. O provável é que a Fifa selecione 12 cidades brasileiras. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília estão pré-escolhidas. Restam sete vagas que são disputadas por Belém, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco e Salvador.
Fonte: G1.globo
Homem morre esmagado por carreta em São José de Mipibu
17/01/2009 - TN Online
Publicada às 08h52

Ao tentar executar uma manobra no distrito de Tabordas, em São José de Mipibu, Grande Natal, o motorista de uma carreta acabou esmagando contra a parede um homem identificado como Francisco Canindé Da Silva, 34 anos. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (16) e a vítima morreu na hora.Quando a polícia chegou ao local, o motorista ainda não identificado fugiu com a carreta, de placas KHI-8223, de Pernambuco. O acidente aconteceu por volta das 20h20 nas proximidades da oficina Random. A carreta transportava postes de alta tensão.O Pelotão da Polícia Militar de São José de Mipibu realizou diligências em busca do acusado, mas não obteve sucesso. O veículo foi encontrado abandonado. O caso ficará a cargo da Delegacia de Polícia Civil de São José de Mipibu.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Excursões de ônibus são boas pedidas para o Carnaval; dicas

As excursões rodoviárias voltaram a ser uma opção atraente para viajar no carnaval. Várias agências de turismo de Natal já prepararam roteiros para diferentes destinos nos estados vizinhos. Quem estiver disposto a deixar o carro na garagem e abrir mão da rapidez de uma viagem aérea pode optar entre o carnaval de multidões de Recife e Olinda, a cultura do interior de Pernambuco e as praias de Fortaleza, Maceió e João Pessoa, onde praticamente não há Carnaval. Mas se a idéia é passar o carnaval no Rio Grande do Norte mesmo, também tem excursão “bate e volta” para Caicó. Um aviso para aqueles quem têm receio ou preconceito com relação a viajar de ônibus: os veículos usados pelas agências são novos e confortáveis. Têm banheiro, alguns têm DVD e geralmente há serviço de bordo. Outro detalhe: a animação dos passageiros costuma contagiar todo mundo. Até mesmo aqueles que já se desacostumaram com a farra no interior do ônibus.
Os foliões que estiverem se programando para o carnaval de Pernambuco não podem reclamar de falta de opções. Como de hábito, as agências de Natal, cidade que é sempre grande emissora de turistas para o estado vizinho na festa de Momo, já confirmaram diversas excursões.
A Mariana Turismo, por exemplo, preparou um roteiro que inclui Olinda, Recife, a praia de Porto de Galinhas e o carnaval da cidade de Bezerros, famoso pelos seus tradicionais “papangus”. O grupo embarca em 20 de fevereiro e volta no dia 25, quarta-feira de cinzas. A viagem inclui quatro noites de hospedagem em hotel na praia de Boa Viagem, além de traslados de ida e volta para o sítio histórico de Olinda, o Recife Antigo, o Galo da Madrugada, o desfile dos papangus de Bezerros e a praia de Porto de Galinhas. O pacote custa R$ 598,00 para hospedagem em apartamento quádruplo, R$ 678,00 em apartamento triplo e R$ 738 em duplo.
A Gleyce Tour vai promover uma excursão com roteiro semelhante, que, entretanto, inclui traslado para o Shopping Recife, mas não tem a ida a Porto de Galinhas. O pacote custa R$ 675,00, com hospedagem em apartamento duplo. O grupo sai de Natal no dia 21 e retorna dia 25. A mesma agência também fará “bate e volta” para Olinda, na terça-feira de carnaval, dia 24 de fevereiro. O grupo sai de Natal às 7h, chega em Olinda às 11h e retorna às 19h. O preço por pessoa é R$ 120,00.
Outra opção é a excursão que a Teltur organiza para Gravatá e Bezerros. A viagem une as atrações de Gravatá - um destino serrano que tem gastronomia de primeira, ótimos hotéis-fazenda, turismo eqüestre, trilhas rústicas, casario arquitetônico preservado e um rico mercado de artesanato fabricado na região - ao carnaval de rua de Bezerros. A excursão tem quatro noites de hospedagem com todas as refeições incluídas e custa R$ 1.317,00, com hospedagem em apartamento duplo.
Quer descansar? João Pessoa, Maceió e Fortaleza são boas opções
Quem preferir curtir os dias de folga do Carnaval relaxando e aproveitando as praias de nossas capitais vizinhas pode comprar pacotes para excursões com destino a Fortaleza, Maceió e João Pessoa. A Mariana Turismo vai promover excursões para Maceió e João Pessoa, ambas com saída no dia 21 e retorno em 25 de fevereiro. A viagem para Maceió inclui quatro noites de hospedagem, passeios às praias de Pajuçara e do Gunga, ao Shopping Iguatemi e ao Forró do Lampião. O passeio custa R$ 550,00 com hospedagem em apartamento duplo e R$ 500,00 com hospedagem em apartamento triplo.
O pacote para João Pessoa sai mais em conta: R$ 400,00 em apartamento duplo e 370,00 em apartamento triplo. Na capital paraibana, o grupo terá muitas atrações. Um dos passeios é ao pôr-do-sol na Praia do Jacaré, embalado pela versão de Bolero de Ravel do saxofonista Jurandy do Sax. Outra atração é a praia de Areia Verrmelha, onde o visitante pode passear de jangada nas piscinas naturais (o passeio não é incluído no pacote da agência).
Outro atrativo do roteiro é a praia de Tambaba, onde o visitante pode ir a uma zona de nudismo obrigatório ou ficar na área convencional, que tem bares à beira-mar. Além disso, a viagem também inclui um city-tour com visitas ao Convento São Francisco, à Lagoa Sólon de Lucena, ao Farol do Cabo Branco e à orla marítima.
Já a Teltur fará uma excursão de quatro noites para Fortaleza, com saída no dia 21 e volta no dia 25. O passeio inclui praia de Cumbuco, parque aquático Beach Park, Shopping Iguatemi, show de humor no Lúpus Beer e city-tour. O preço é R$ 720,00, com hospedagem em apartamento duplo.
Para os foliões do carnaval de rua de Caicó, vale lembrar que a Gleyce Tour fará uma excursão relâmpago para a “capital” do Seridó, com saída às 6h e volta às 18h da terça-feira de carnaval. A viagem custa R$ 100,00 por pessoa.
Mariana Turismo:
3206-9665 e 3234-0652 / http://www.marianaturismo.com.br/
Teltur: 3222-0458 e 3221-5696 / http://www.telturturismo.com.br/
Gleyce Tour: 3213-8686 e 3213-2616 / http://www.gleycetour.com.br/
Evento da Funcarte discute artes visuais e inscreve para oficinas

A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura, promoverá entre os dias 20 e 23 de janeiro o Prospecta-2009. O evento irá discutir o panorama das Artes Visuais no Brasil. Durante o projeto, serão oferecidas oficinas, mesas redondas e ainda mostras de vídeos no auditório da Capitania das Artes. O projeto pretende debater sobre fotografia, intervenção urbana, vídeo arte e performance. Os interessados em participar e exibir seus vídeos podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de janeiro no núcleo de Artes Visuais da Funcarte, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Dez profissionais, entre artistas e especialistas em arte, irão refletir sobre as artes visuais no país, bem como produzir um levantamento do que se faz e se pensa em relação ao tema. De São Paulo (SP) foram convidados Daniela Labra, Eduardo Verderame (representando o coletivo Experiência Imersiva Ambiental- EIA) e Flávia Vivacqua. Entre os convidados potiguares, estão José Frota, Civone Medeiros, Henrique José, Jefferson Alves, João Natal (Fundação José Augusto) e um representante da Funcarte, a confirmar. O edital do Prospecta-2009 foi aprovado através da mobilização do grupo Fermentações Visuais. Sânzia Pinheiro, que recentemente assumiu a coordenação do núcleo de Artes Visuais da Capitania das Artes, e Jean Sartief, que também integra o quadro do setor de artes da instituição, são alguns dos idealizadores. Programação O Prospecta-2009 tem início na terça-feira (20/01), com palestra às 18h proferida pelo paulista Eduardo Verderame. Na quarta-feira (21/01), das 13h às 17h, será ministrada a oficina de performance, fotografia e intervenção urbana; em seguida, durante uma hora, acontece a Mostra de Vídeos e, encerrando o segundo dia, a mesa redonda das 19h às 21h com o tema "Performance", debatido por Civone Medeiros (RN) e Daniela Labra (SP). Nos dias 22/01 (quinta-feira) e 23/01 (sexta-feira), a oficina e a Mostra de Vídeos continuam. A diferença está nas mesas redondas, cujos temas e participantes mudarão conforme o dia: na quinta-feira, Zé Frota (RN), Jefferson Alves (RN) e Henrique José (RN) conversam sobre "Fotografia", e na sexta-feira é a vez de Flávia Vivacqua, João Natal e um representante da Capitania das Artes, cujo nome ainda será confirmado, abordarem o assunto "Políticas Públicas".
Interessados podem obter informações acessando o sítio www.prospecta2009.blogspot.com
Fonte: Secom
Semtas anuncia apoio a artesãos natalenses que vão expor na Fiart

“Promoveremos parcerias para ampliar o apoio aos artesãos natalenses”, garantiu a secretária municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas), Rosy de Sousa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), durante a apresentação da 14ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), com a participação da Prefeitura do Natal. O município contará com um estande de 72 metros quadrados no evento, abrigando o trabalho de 25 artesões, disponível para visitação no período de 23 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009. A feira acontecerá no Pavilhão das Dunas, Centro de Convenções de Natal, com o tema “Mãos que produzem arte encantam o mundo”. Segundo a secretária, a prefeitura também dará apoio logístico ao evento através da Urbana, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (STTU), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (Sectur). “Cada uma dessas pastas atuará na Fiart dentro de suas funções específicas”, explicou Rosy de Sousa. Para a secretária, as feiras servem como vitrine para o artesão natalense mostrar a sua arte. Rosy de Sousa informou a Semtas firmará inicialmente uma parceria com a Sectur visando o fortalecimento do artesanato local. A gestora citou o Centro de Artesanato de Mirassol (Artesanat) como um espaço público a ser incrementado com visitas diárias de turistas. “Aquele centro precisa virar rota para os nossos visitantes. Vamos procurar as empresas de turismo da cidade”, informou. Inclusa no calendário turístico da cidade, a Fiart contribui para a divulgação da capital potiguar. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Francisco Soares de Lima Júnior, durante a realização do evento será distribuída folheteria relativa à Natal. “Fazemos isso devido ao grande número de turistas que visitam a feira. O momento de alta estação é excelente para o artesão expor seu trabalho e a feira vai servir para o escoamento dessa produção”, disse Francisco Soares. “Esperamos um público de cerca de 70 mil visitantes durante o evento, com uma expectativa de comercialização de R$ 5 milhões. A feira contará com a exposição de trabalhos de mais de 1.300 artesãos do RN, Brasil e de vários outros 17 países como Quênia, Rússia, Senegal, Peru, Itália e Portugal”, disse Neiwaldo Guedes, organizador da Fiart. Cronograma A Feira Internacional de Artesanato possui dez dias de programação, incluindo o VII Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, o III Salão da Cachaça de Alambique, o V Salão do Artesanato Potiguar, rituais indígenas, desfiles de moda, seminários e shows folclóricos e artísticos.
Fonte: Secom
Nestlé recruta para Páscoa; veja como concorrer em Natal

A Nestlé contratará, entre janeiro e março, mais de 3,5 mil promotores de vendas temporários, em todo o Brasil, para o período de Páscoa.
A empresa divulgou a lista de agências que devem ser procuradas em 22 cidades brasileiras - 19 delas capitais. Além disso, os interessados deverão ficar atentos aos anúncios de vagas nas agências de emprego das regiões onde residem. O número gratuito da Nestlé, para dúvidas, é o 0800-7702411. Em Natal, a empresa responsável pelo recrutamento dos promotores é a Impacto. Para concorrer, é necessário levar um currículo e uma foto (para as mulheres, no tamanho 10 por 15; para os homens, 3 por 4).
A agência localiza-se na rua Ataufo Alves, 1959, Candelária, nas proximidades do Posto Planalto. O número para informações é 3234.0664. Os candidatos devem se dirigir à agência de segunda a sexta-feira, entre o horário das 8h às 17h. Os profissionais atuarão em março e abril. A Nestlé busca candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos, comunicativas, responsáveis, dinâmicas, com boa dicção e poder de persuasão.
Com informações do G1
Homem entra nu em loja e pede duas batatas fritas

Um homem surpreendeu os funcionários de um restaurante fast-food na cidade de Darwin, na Austrália, ao entrar nu no estabelecimento, de acordo com reportagem do jornal australiano "Courier Mail". O jovem Steven Bastick, de 23 anos, foi uma das pessoas que viu o homem sem roupas entrar na loja. Segundo ele, o homem teria pedido para a atendente duas batatas fritas. Bastick disse que viu dois rapazes em frente da loja. "Eles estavam conversando sobre fazer uma coisa do tipo Jackass [programa da TV americana em que os personagens fazem coisas bizarras]", afirmou. Ele contou ainda que os dois rapazes estavam completamente bêbados. Mas, de repente, um deles tirou a roupa e entrou no restaurante. Segundo Bastick, o outro rapaz fica fora da loja e parecia estar "muito envergonhado". A testemunha citada pelo jornal também se mostrou surpreso, pois a funcionária atendeu o rapaz nu normalmente. "A moça estava apenas sorrindo", disse Bastick . "Isso não a incomodou", acrescentou.
Fonte: G1
PF prende em Natal um dos mais perigosos assaltantes paraibano

A Policia Federal no Rio Grande do Norte, cumprindo mandado de prisão preventiva expedido pela 6ª. Vara da Justiça Federal de Campina Grande/PB, localizou e prendeu por volta das 20h desta quinta-feira(15), na Estrada da Redinha, zona norte de Natal, um homem de 25 anos que é acusado de cometer assassinatos, inclusive, de um policial militar, e ter assaltado nos últimos anos bancos e várias agencias dos correios de cidades do interior paraibano. A abordagem aconteceu quando ele pilotava uma motocicleta e parou no semáforo sem saber que era seguido pelos policiais. Apesar de armado com uma faca, não reagiu. O suspeito, que é foragido desde abril de 2008 do Presídio Serrotão, em Campina Grande, já esteve cumprindo pena em pelo menos três presídios paraibanos e conseguiu fugir de todos eles. A Policia Federal ainda não sabe quando o preso será transferido, à disposição da Justiça, para a cidade de Campina Grande.
Fonte: Assessoria da PF/RN
Chuva provoca quedas de energia na Grande Natal e interior

16/01/2009 - TN Online
Publicada às 13h20

As chuvas que caíram durante a manhã desta sexta-feira (16) em todo o Rio Grande do Norte causaram quedas de energia na Grande Natal e no interior. Na Grande Natal, os problemas foram registrados em Natal, Parnamirim e Macaíba. Além destes, o município de Nova Cruz, a 93 km da capital potiguar também sofreu com os transtornos.
No bairro da Ribeira, em Natal, as quedas de energia durante a manhã foram constantes. Enquanto isso, em Macaíba, o problema foi maior. A cidade ficou sem eletricidade por cerca de 40 minutos até o problema se normalizar. De acordo com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), os transtornos nestes locais foram causados por um problema na rede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Com a parada das chuvas, o problema pôde ser contornado e a situação normalizou. Outros casos de queda de energia elétrica foram registrados nos municípíos de Parnamirim e Nova Cruz.
Previsão é de mais chuvas durante o fim de semana
Em Parnamirim, relâmpagos e trovões podiam ser vistos no céu ao longo da BR-101
16/01/2009 - TN Online

As chuvas que vêm ocorrendo sobre o Rio Grande do Norte nas últimas horas devem continuar durante o fim de semana. Pelo menos é essa a previsão da Emparn. A condição de céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas em todas as regiões do Estado deverão continuar também na próxima semana.
As precipitações são decorrentes da formação de instabilidades de origem oceânicas associadas à circulação ciclônica do vento em altos níveis da atmosfera. A chuva teve início no começo da manhã em Natal e só veio cessar por volta das 9h.
Nos próximos dias 19 e 20, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, participará da 3ª Reunião de Análise Climática, que vai ser rezalizada em Fortaleza/CE. Meteorologistas dos centros de meteorologia da região Nordeste, do CPTEC e DO INPE, estarão reunidos para discutirem as condições meteorológicas para o período chuvoso de 2009 no semi-árido do Nordeste. Fonte: Emparn

quinta-feira, janeiro 15, 2009



Menina que passou 4 dias
em buraco recupera os
3 kg perdidos

Ana Clara tem 1 ano e 9 meses e desapareceu no réveillon em Rondônia.Após 15 dias, ela voltou a brincar com amigos e com a irmã de 9 anos.

Após 15 dias, a menina Ana Clara Abranches, de 1 anos e 9 meses voltou ao cotidiano de brincadeiras com amigos e familiares em Ji-Paraná (GO). Ela desapareceu na manhã do primeiro dia de 2009, durante a comemoração do réveillon com a família em Ariquemes (GO). Bombeiros e policiais a encontraram na segunda-feira (5), desidratada e com três quilos a menos.

"Felizmente, minha filha está se sentindo bem. Já recuperou o peso perdido durante o tempo em que ficou no buraco", disse o pai dela, o vendedor Ronaldo Nunes Abranches, 34 anos.


Ele afirmou ainda que a filha já brinca com a irmã nicole Carolina, de 9 anos, e com amigos. "Pensamos em adiar a matrícula dela, mas vamos levá-la para a escola assim que começar o ano letivo. Ela sempre foi sapeca e continua assim."

O pai disse que a menina ainda aparenta alguns momentos de medo. "Ela sempre foi apegada a nós e ainda está tomando medicamento. Se o médico disser que ela precisa de acompanhamento psicológico, a levaremos. O medo que ela sente é até normal pelo que ela passou."

Abranches vai celebrar o reencontro com a filha em um culto evangélico na Igreja Missionária Unida, no Jardim dos Migrantes, em Ji-Paraná, neste sábado (17). "A mão de Deus ajudou minha filha a sobreviver e temos de agaradecer pela vida."
Estudo alerta sobre uso de Vick VapoRub em bebês

15/01/2009 - Tribuna do Norte Rio (AE)

O Vick VapoRub, unguento muito utilizado para aliviar sintomas de resfriado e congestão nasal, pode causar problemas respiratórios graves em crianças com menos de 2 anos. Pesquisa publicada na revista científica americana “Chest” afirma que o produto pode estimular a produção de muco e inflamar as vias aéreas, cenário perigoso para crianças pequenas. A embalagem traz a informação de que o “medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos”. E acrescenta: “para crianças entre 2 e 6 anos, consulte um médico.” Mas muitos pais não leem a indicação. A dona de casa Elizangela Spada Torres, mãe de uma menina de 3 anos, aplica o produto na filha desde 1 ano de idade. “Costumo passar no peito, pescoço e costas sempre que ela fica resfriada. Não sabia que era contraindicado para crianças dessa idade.” Elizangela conta que começou a usar o produto por costume familiar.Também é comum a utilização do unguento embaixo ou dentro do nariz, prática também contraindicada na embalagem - “não ingira nem coloque dentro das narinas” -, embora em letras pequenas. A Procter & Gamble, empresa responsável pelo Vick VapoRub, divulgou nota à imprensa em que “enfatiza a importância de seguir as instruções de uso do produto conforme descritas na rotulagem” e afirmou que “trabalha globalmente com agências reguladoras e entidades pediátricas para se certificar de que os pais sigam corretamente as orientações de uso”. Especialistas ouvidos pela “Agência Estado” afirmam que o Vick VapoRub pode causar irritação das vias respiratórias e aumentar a produção de muco em pessoas de qualquer idade, mas que as consequências são potencialmente mais graves em crianças menores de 2 anos. “Vick VapoRub não faz bem para ninguém. Ele irrita as vias aéreas, o que causa um alívio imediato, mas o uso frequente pode levar o paciente a desenvolver rinite crônica”, afirma o médico Fabrízio Romano, da Academia Brasileira de Rinologia. Segundo o alergista João Bosco Magalhães, da Associação Brasileira de Asmáticos, o maior perigo é quando os pais colocam o unguento dentro do nariz da criança. “O produto se liquefaz com o calor do corpo e pode ser aspirado pela criança, levando a um quadro de pneumonia”, explica. Ele desaconselha também o uso sobre a pele de crianças pequenas, por causa do risco de causar dermatite. O principal autor da pesquisa, Bruce K. Rubin, professor da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, conta que a ideia do estudo surgiu depois de atender uma menina de 18 meses com Vick VapoRub nas narinas e desconforto respiratório grave. Rubin realizou testes com furões - pequenos mamíferos de corpo longo e delgado - e identificou um aumento significativo na produção de muco com o produto. A Procter & Gamble afirma que o artigo “descreve resultados de estudos em animais”, mas sua relevância clínica “não foi comprovada”. Rubin afirma que “furões são o modelo estabelecido para o estudo de secreção de muco e inflamação das vias aéreas, pois, suas vias respiratórias são parecidas com as humanas”.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Goianinha poderá
sediar pólo de cinema no RN
O projeto é uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e Ministério da Cultura, via Secretaria Nacional do Audiovisual e do programa Olhar Brasil

Por Rômulo Estânrley e Cefas Carvalho

05/01/2009 11h23min


O secretário nacional do Audiovisual, Sílvio Da Rin, anunciou, dias atrás, a implantação de uma unidade do Núcleo de Produção Digital de Audiovisual no Rio Grande do Norte, ainda para o primeiro semestre de 2009. Trata-se de uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e Ministério da Cultura, via Secretaria Nacional do Audiovisual e do programa Olhar Brasil.O NPD tem, entre suas atribuições, incentivar e estimular a produção audiovisual através da cessão, à título de empréstimo, de equipamentos de capitação de imagem e som de última geração, além de iluminação e ilha de edição e finalização, a todos os realizadores do Estado. Também é atribuição do Núcleo ações voltadas para formação e capacitação de profissionais para o setor audiovisual. Dessa forma, a exemplo do que ocorreu em Pernambuco e Fortaleza, a intenção é criar um pólo de cinema potiguar que possa beneficiar não apenas os realizadores, mas também as pessoas que queiram se profissionalizar no ramo da 7ª Arte.Sem dúvida, com a chegada do NPD, a produção audiovisual local terá um salto quantitativo e qualitativo, podendo concorrer com os demais pólos produtores da região Nordeste de forma justa e paritária.Mal foi anunciando a vinda do NPD para o RN, já começaram as articulações nos municípios na disputa pela sede do pólo. O primeiro a se manifestar foi o prefeito eleito da cidade de Goianinha, Júnior Rocha (foto), que convidou uma comitiva formada pelo Comitê Gestor do NPD para conhecer as instalações situadas às margens da BR-101, localizadas a 50 quilômetros de Natal, dotadas das condições necessárias para sediar as atividades do Pólo.EstruturaPara isso, o prefeito está se propondo em adequar e manter esse espaço, oferecendo a infra-estrtura necessária para o bom funcionamento das atividades do pólo, como: alojamentos para hospedar pessoas oriundas de outras cidades; sala de exibição de filmes; refeitório; estúdios; salas de aula, etc. Com esse gesto nobre, o prefeito Júnior Rocha estará beneficiando não apenas a comunidade de Goianinha, mas todo o RN, haja vista ele oferecer as condições necessárias para que todo e qualquer cidadão potiguar possa usufruir das ações do pólo.

Torcida de Alexandre Gomes se reúne para estreia do BBB


Foto - Alex Mendes
14/01/2009 - TN Online
Ulysses Freire - Repórter
Publicada às 21h25*





Amigos do administrador Alexandre Gomes, 35 anos, se reuniram na noite dessa terça-feira (13) para a estreia do participante na 9ª edição do Big Brother Brasil. O clima foi de muita alegria e expectativa durante a entrada do morador potiguar na "casa mais vigiada do Brasil".Veja também: Galeira de fotos da torcida do Alexandre Segundo a amiga Regina Ribeiro, a sensação é nova e muito satisfatória. "Nós que somos amigos do Alexandre estamos muito felizes, reunidos e torcendo pela participação dele no programa". Alexandre foi o último participante a entrar na casa, no último bloco do programa. O "brother" escapou da casa de vidro que selecionou Daniel, Maíra, Josiane e Emanuel para ficarem confinados durante uma semana no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os quatro candidatos precisarão dos votos do público para conquistar uma vaga na casa. Antes de entrar na casa, Alexandre ainda bateu com a cabeça na porta, o que contou aos colegas de confinamento em forma de piada. Após o término do programa, aqueles que assistiam pelo pay-per-view puderam conferir a emoção do pernambucano. "Natal, torça por mim", disse ele.Para a amiga Adriana, a sorte está andando ao lado de Alexandre. "Muito sortudo o Xande. Ele foi escolhido de última hora, entrou na casa boa - o lado A -, tem tudo para se dar bem lá. Ele tem carisma, simplicidade, só vai depender da forma como ele vai conduzir o jogo, esse vai ser o diferencial".
Pernambucano substitui carioca no BBB9
08/01/2009 - TN Online

Ulysses Freire - Repórter

Publicada às 18h25

Por problemas de saúde, a TV Globo substituiu nesta tarde o carioca Milton pelo administrador Alexandre, 35 anos, para participar do Big Brother Brasil 9. O novo integrante do programa é natural de Pernambuco, mas mora em Natal há 02 anos. A Tribuna do Norte Online conversou hoje com Cristiano Ferreira, um amigo próximo do novo integrante da "casa mais vigiada do Brasil".Segundo Cristiano, Alexandre chegou a Natal como gerente de uma empresa de cimentos. “Minha ex-cunhada conheceu Alexandre em uma festa e ficamos super amigos”. Após quatro meses, Alexandre perdeu o emprego e falou aos amigos que precisava ir embora da cidade. “Nós caímos em campo para arranjar um emprego para ele. Foi então que uma amiga nossa, Valfrânia, indicou um emprego em um hipermercado no bairro Cidade Jardim”.Big Brother BrasilSobre a relação com o Big Brother Brasil, Cristiano revelou que tudo começou há um ano e meio no Shopping CCAB Sul, no bairro Capim Macio, na zona sul de Natal “Fizemos uma filmagem com ele, mas não mandamos pois não ficou bom, foi mais uma brincadeira mesmo”.A entrada de Alexandre de última hora no time de participantes do BBB 9 foi uma surpresa para o amigo. “Esse ano não sei como ele fez a filmagem. Nossa amiga Adriana tinha dito que tinha uma surpresa para me contar, mas não disse nada sobre o Big Brother.O último contato que Cristiano teve com Alexandre foi no último sábado. Uma amiga em comum falou com ele ontem por volta das 19h. " Hoje ninguém conseguiu mais falar com ele”.